sexta-feira, 14 de maio de 2010

Esperanças




Sinónimos para Gravidez, conheço muitos.


Há quem diga:


Está grávida, prenha, estado de graça, de balão, de bébé, de esperanças...


Mas há uma expressão que um amigo meu sempre usou quando via uma mulher nesta condição e que não faz parte das normalmente usadas.


E por ser fora do comum, com alguma graça e originalidade, e também com o seu quê de verdade, vou aqui partilhá-la.


Então, o Paulo refere-se a uma mulher grávida como:


"Uma ex-futura gaja boa"

sábado, 8 de maio de 2010

A boina amarela......


Quando se é menina, a probabilidade de se ser vaidosa aumenta. E esta qualidade ou defeito (conforme a perspectiva) começa de pequenino…. e normalmente aumenta com a idade, proporcionalmente.

Tinha 10 anos e tinha recebido uma prenda…. Uma boina amarela, de napa e diga-se…. pouco discreta. Que importa, achei-a linda. No dia seguinte eu e os meus colegas de escola visitávamos o Jardim Zoológico em Lisboa. Partimos de autocarro e para mim a viagem ganhou nova alegria, podia estrear a minha boina amarela.

As meninas elogiaram a boina e todas a experimentaram, pelo que a boina foi percorrendo o autocarro de cabeça em cabeça…. e eu de olho nela, cada vez mais orgulhosa…. era linda e era minha.

Uma menina que na altura experimentava a boina, levou esse acto ao extremo, e espreitou pela janela….. nunca vou esquecer esse momento…. A boina a voar da cabeça dela para fora o autocarro, consegui segui-la com o olhar e para meu desespero vi-a desaparecer.

Que frustração, que impotência…. Eu sem poder fazer nada, como era possível que o autocarro não parasse… como podiam ficar tão indiferentes ao meu desgosto……. devia ter havido uma mobilização geral para recuperar a minha boina amarela…. não houve!

O autocarro seguiu e eu não conseguia reagir ás tentativas de consolo das minhas amigas, tinha perdido a minha boina e as alegrias que ela ainda me ia dar……

Hoje avalio a minha tristeza na altura, pela forma como guardo na minha memória esta recordação.