sexta-feira, 12 de março de 2010

Encontrei a Mariza em Antuérpia



Visitei à pouco tempo uma cidade que adorei, Antuérpia.

Linda, magnifica, única… é uma cidade cosmopolita, não é Belga.

É conhecida como a cidade dos diamantes, onde 80% dos diamantes brutos do mundo são negociados. Quando saímos da Centraal Station, a rua dos diamantes é mesmo ao lado.

Mas a chegada a Antuérpia pela Centraal Station é uma experiência impactante. A Estação é uma obra de arquitectura magnífica, requintada e ela própria um dos mais belos monumentos da Cidade.

O pintor Rubens é de Antuérpia, e uma passagem pela sua casa é visita obrigatória, até porque esta situa-se mesmo numa transversal da Meir, que é a rua das lojas.

Na Meir é muito comum sentir-se o cheirinho a "waffle" quentinho, o que é maravilhoso no Inverno e obrigatório provar, bem como os deliciosos bombons.

Para viver a cidade, só mesmo o "Groenplaats" em frente ao Hilton. Na praça, o frio, o cheiro a castanhas ou "waffles", o homem a tocar violino ou saxofone, a arquitectura magnífica, os cafés (de preferência nas esplanadas) ….. e uma luz magnifica, quando o Sol se digna aparecer, resultam numa atmosfera mágica.

Num passeio frenético, apesar do frio, a máquina esgotava a memória em imagens captadas á direita e á esquerda.

Numa parede literalmente colada de cartazes sobre os espectáculos culturais a decorrer na cidade nos próximos dias deparei-me com este cartaz de Mariza.

Foi um burburinho entre os Portugueses e uma alegria que contagiou os colegas que nos acompanhavam, Alemães, Belgas, Italianos, Turcos e Noruegueses, como se a tivéssemos encontrado ao virar da esquina.

É estranho esse sentimento português que nos assola, mais ainda longe do nosso País. É uma saudade de tudo o que é português.

É estranho o efeito que um cartaz pode ter em nós. Ele representou naquele momento tudo que amamos, o orgulho de ser Português.

Por isso quis perpetuar esse momento de encontro com a alma lusitana.

5 comentários:

  1. Portugal é fado, é saudade....

    Por cá diz-se mal...

    Mas quando longe... é a saudade

    bjs

    ResponderEliminar
  2. o cartaz até é engraçado e, parece que os belgas lá conhecem alguma coisa deste Portugal. Será que sabem também quem nos tem mandado pela ribanceira abaixo. Na volta até sabem.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. lol, como será que este cartaz veio parar de novo a Portugal???? É sempre bom quando encontramos outro portuga fora de país, e o mais engraçado é que se até encontramos alguém famoso sentimo-nos na obrigação de lhe falar eh eh eh
    O confuso

    ResponderEliminar
  5. O Orgulho/sentimento de ser português é algo que nos assombra mal colocamos os pés fora do País... :)

    ResponderEliminar