domingo, 14 de março de 2010

Passar fome


A alimentação é algo que nunca me preocupa quando viajo. Gosto de comer, de apreciar a boa comida e estar á mesa é um dos prazeres de que desfruto. Mas se algo não me agradar, facilmente encontro um substituto que me reconforte o estômago.

E como foi difícil reconfortar o estômago na Eslováquia.

Num Pais marcado pelo isolamento a que foi votado durante o período de ocupação comunista, não é fácil encontrar indicações em Inglês. Não há informação nos museus, igrejas e restaurantes, e não falo nas pequenas cidades como Detva, mas também na Capital, Bratislava, ou nas grandes cidades como Zvolen ou Banska Bystrika.

O jantar de três pessoas chegou a ser uma garrafa de vinho e uma panqueca. E o pior é que o jantar tinha lugar bem cedo, perto das seis horas, quando tudo o resto fechava a esse hora, de forma que se quiséssemos ir comer a outro lado era impossível.

Num País em que se vivia para sobreviver, estar á mesa não parecia ser ocasião para desfrutar de sabores mas para satisfazer uma necessidade, unicamente.

Os bifes são primeiro cozidos, para da água da cozedura fazerem as suas sopas, sempre pouco consistentes e desenxabidas. As carnes são normalmente panadas e recheadas ou cobertas de molhos doces.

Mas o prato tradicional aguardado com alguma expectativa, foi o que mais nos defraudou. Um puré de batata regado com bacon frito, aliás queimado, cuja gordura envolvia o puré. A acompanhar o puré era servido um pequeno jarro de barro com leite.

Depois de provar o puré, não fui capaz de continuar, disfarcei o quanto intragável me pareceu e voltei-me para o leite. A fome que sentia exigia que colocasse qualquer coisa no estômago.

Agradeci que houvesse leite, contudo, ninguém me tinha avisado que este era completamente azedo. Escusado será dizer que por obrigação e por necessidade foi um esforço hercúleo terminar o jarro de leite, mas bebi tudo.

Tomara, avizinhava-se uma noite longa, até ao café da manhã.

2 comentários:

  1. Obrigada pelo seu testemunho relativamente a Bratislava, graças a ele já não tenho qualquer curiosidade de visitar a Eslováquia com o intuito gastronómico... lollollol

    ResponderEliminar
  2. E não fi nada mau para que à tanta fome por este mundo. E tb, tem a ver com a elegância...

    ResponderEliminar