segunda-feira, 15 de março de 2010

Presidente no Alentejo


No largo principal da Vila o povo agitava-se. Aproximava-se a hora da chegada do Sr. Presidente.

As crianças exibiam bandeirinhas distribuídas a rodos. Os trabalhadores reuniam condições para poderem receber o Sr. Presidente. Não teriam desculpas nem criticas para falharem à recepção. A Vila tinha dado a tarde livre aos seus trabalhadores.

As figuras importantes vestiam de fato e procuravam a melhor posição junto à comitiva de boas vindas. No Alentejo quem veste fato são os bancários e os vendedores da Matutano e da Olá. Salvo a rara excepção, em que se recebe o Presidente.

Chega finalmente a comitiva. Cerca de 10 carros negros invadiram o largo para deixarem os senhores de Lisboa.

Todos pareciam o carro do Presidente.

Facto que incomodou uma senhora ao meu lado, que comentava em jeito de desabafo. Eu sem carro e eles a passearem com os carros pagos com o nosso dinheiro.

Os desabafos foram interrompidos porque finalmente a senhora obtinha reacções. Um outra senhora nem grupo á parte não deixou de responder, mas num tom diferente, de condescendência.

Que simpáticos que são, e a senhora que bem-parecida, como vai o presidente contente com o capote. Também com este frio.

Desta forma se punha um ponto final à extravagância sobre rodas que tinha invadido o largo da vila.

A simpatia e o capote alentejano desculparam a riqueza ostentada que incomodou as gentes da vila.

2 comentários:

  1. Até podiam ter ido todos de comboio......................

    para a próxima podem sugerir isso á comitiva presidencial.

    ResponderEliminar
  2. A do comboio é uma ideia brilhante só podia vir da sua cabeça…. mas quem dá as ideias é que se lixa, devia a menina escrever para o SR. Sócrates a pedir que façam a ligação de Lisboa – Cuba em TGV, não quero nada que o sr. Presidente da República e comitiva cheguem a Cuba “derreados” das costas, por andarem em carruagens do século XIX…
    Já agora não posso deixar de comentar essa linda foto de família, pena que só consiga identificar dois personagens, um de blusa verde e outra de blusa encarnada. Afinal onde estão os outros famosos eh eh eh eh
    Bjs
    O Confuso

    ResponderEliminar